Arte, quem tem medo?
Vim pra escrever sobre o documentário "Quem tem medo" Filme de Dellani Lima, Henrique Zanoni e Ricardo Alves Jr, e como forma de extravasar o sentimento que me entorpeceu durante a película junto a esse texto segue essa pequena animação feita por mim, que revela muito da minha inquietação tanto pelo incomodo de cenas difíceis de digerir, assim como pela coragem dos artistas através da arte, pela arte e liberdade de expressão. Devo confessar que todas as notícias trazidas nesse filme evitei no período ocorrido.
O documentário traz a tona as violências direcionadas a artistas e obras que trazem uma discursão política desde pedra sendo jogada ao palco para calar aquele que incomoda retratando nada mais que o reflexo de um estereótipo que incomoda até quem o tem, até um panorama sobre o corpo humano. O artista José Neto fala sobre as agressões sofridas durante sua apresentação, https://tvjornal.ne10.uol.com.br/noticias/2019/09/27/ator-conta-ter-levado-pedrada-durante-espetaculo-em-piedade-176934.
A película traz a perspectiva dos artistas e sua vivências que nos revela, existe muitas formas de reagir e resistir. Apesar de lermos denúncias muito mais do que a justiça sendo feita, esquecemos o quanto fazemos parte da arte que está sendo expressa e reprimida. Estamos ao redor dela enquanto espectadores como dentro dela fazendo parte da obra, pois é sobre nós, de uma excentricidade que incomoda. Pois vemos assim o que uma inquietação pode nos revelar.
Sobre os artistas e suas experiências no palco e fora dele percebo uma imensa possibilidade de resistência e sim, existe o medo, assim como a coragem pulsante e feroz.
A imagem de rostos elevados de orgulho e coragem, lágrimas de tristeza e medo, fitam a minha memória nesse filme. A arte vai nos revelar o que há de melhor e pior no ser humano e nem sempre ser o/a criadora dessa vai nos trazer reflexões paradisíacas.
Por: Paula Mendes Fonseca
Comentários
Postar um comentário