Música Eletrônica




Estive particularmente apreensivo devido ao fato da aula abordar dois temas para os quais eu não possuo o menor talento que seja: música e meios digitais/eletrônicos. Contudo o professor Cristiano demonstrou bastante segurança sobre o tema e conduziu a aula através de uma abordagem simples e instigante.

Foi importante que logo no início da aula ele tenha dito que: “Não é necessária uma formação musical ou em engenharia para iniciar uma criação musical pelo computador. ”. Isso me tranquilizou e até me deu certa esperança de que talvez eu consiga produzir uma música eletrônica (risos).

De início o professor nos informou algumas plataformas onde é possível realizar a produção de música eletrônica e, durante a aula, optou por utilizar a plataforma SUNVOX. Ele nos explicou que aquela plataforma trata-se de um tipo de tracker, uma interface de criação musical desenvolvida e utilizada por uma comunidade de artistas conhecida como demoscene (1). Esta comunidade vai na contramão do mainstream e acabou por influenciar a linguagem da música moderna atual, bem como, atual através da ética do “do it yourself” / faça você mesmo.

Além disso, o professor nos explicou que a construção musical feita através de um tracker eletrônico é feita através de uma linha do tempo vertical (de cima para baixo), o que quebra a lógica da música construída através de notação, que segue uma linha do tempo da escrita tradicional (horizontal). Esta nova forma de construção musical dialoga com estilos musicais como drumbass, glitch hop, funk americano, dub jamaicano, etc. Todos os gêneros musicais mencionados acima têm em comum a utilização da tecnologia com base em uma matriz africana. Matriz africana + tecnologia. Ao final, o professor nos trouxe referências fora de padrões estéticos mais conhecidos, principalmente retiradas do livro Afrofuturismo - cinema e música em uma diáspora intergaláctica (Kênia Freitas). Segundo o professor Cristiano, trata-se de um novo momento da música, com predominância da música produzida nas américas. Para ele, a música é uma abstração simbólica que se torna um som. Hoje a música tem uma tendência de retorno da criação a partir do som, deixando de ser feita através notação.

Acredito que a aula tenha desmistificado muito do que eu imaginava sobre a música eletrônica. Pensava que aquilo não se tratava de música de verdade e que, para que fosse, necessariamente deveria o som ser retirado através de instrumentos musicais tradicionais. Contudo, vi o quanto minha visão era preconceituosa, elitista e exclusivista. A música eletrônica é democrática e revolucionária. Deixo um vídeoclip de Afrika Bambaataa, um dos artistas que conheci na aula e cujo trabalho me encantou.


Pedro Paulo Rodriguez Guisande Silva

 

(1) Demoscene é uma subcultura da arte computacional especializada na produção de demos, apresentações audiovisuais não-interativas, que são executadas em tempo real em um computador. O objetivo principal de um demo é demonstrar apuro técnico em habilidades de programação, artes gráficas e música entre os diversos demogroups.

(Demoscene. Wikpédia, 2022. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Demoscene#:~:text=Demoscene%20%C3%A9%20uma%20subcultura%20da,tempo%2Dreal%20em%20um%20computador.>. Acesso em: 21 de set. de 2022.)

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