O Dub jamaicano - Ana Beatriz Costa

 



Durante a aula do Professor Cristiano sobre música eletrônica, muitos pontos me interessaram, dentre eles a forte influência de um ritmo musical jamaicano, por ser de origem de um país que não é referência tecnológica, muito menos valorizado dentro do cenário industrial.

A história do Dub Jamicano é bastante interessante, e mais ainda, como ele interferiu tão presente em outros ritmos e movimentos artísticos, como o RAP ou o punk. Esse estilo é referência da tecnologia e da indústria na evolução da música popular moderna, brincando com os efeitos das paisagens sonoras, voz e outros instrumentos de apoio.
 
O movimento também tem forte conteúdo político, o que torna ainda mais interessante a forma em que ele se estende a outras perspectivas e áreas musicais.


Esse é um trecho de um post de blog com histórias e curiosidades do Dub:
Dub Jamicano

"Outra marca registrada do som dub é o uso proeminente do baixo. A música, por vezes, apresenta outros ruídos, como pássaros cantando, trovões e relâmpagos, água corrente, e os produtores gritando instruções aos músicos. Isso pode ser ampliado por DJs ao vivo. Os sons com muitas camadas de ecos diferentes e volumes são muitas vezes usados para criar paisagens sonoras, ou esculturas de som, chamando a atenção para a forma e a profundidade do espaço entre os sons, assim como os sons próprios. Geralmente, há uma sensação distintamente orgânicos para a música, mesmo que os efeitos são gerados eletronicamente. Muitas vezes, essas faixas são usadas para " toasters "batendo fortemente rimada nas letras interativas. Estes são chamados de "Versões DJ". Em formas de sistema de som com base no reggae, o cantor usando um microfone é referido como o " DJ "ou" deejay "(onde, em outros gêneros, esta performer pode ser chamado de" MC ", que significa" Mestre de Cerimônias ", ou alternativamente , os termos de calão mais tarde desenvolvidos "Comandante do microfone" ou "Controle Mic"), e a pessoa que escolhe a música e opera o toca-discos é chamado de " seletor "(às vezes referido como DJ em outros gêneros). Uma das principais razões para a produção de várias versões foi econômica, um produtor musical poderia usar uma gravação de sua propriedade para produzir inúmeras versões de uma sessão de estúdio única. A versão foi também uma oportunidade para um produtor ou engenheiro de remix para experimentar e expressar seus mais lado criativo. A versão era tipicamente o lado B de um single, e usado para experimentar e proporcionar algo para os DJs falar sobre, enquanto o lado A- foi mais dedicado à música vocal orientada original. Na década de 1970, álbuns de LP com faixas dub foram produzidos, muitas vezes simplesmente a versão dub de um LP existente vocal, mas às vezes uma seleção de faixas instrumentais originais produzidos em estilo dub para os quais não existia vocais."


Achei uma coletânea de Dubs com artistas de Pernambuco, achei interessante por terem sido

todos artistas nordestinos:


1-O bem- Dub Manual
2-Proteste! - Dub Manual 
3-Tempos antigos Dub – Dj patríco King Dub 
4-Meu bem me quer - Zaca de Chagas 
5-Gafieira Adubada – Buguinha Dub 
6-Experimental Dub 1 – Firmamento Dub 
7-Sempre Roots - Zaca de Chagas 
8-Tubarão de Bacia - Buguinha Dub 
9- Experimental Dub 2 – Firmamento Dub 
10- Satisfação - Buguinha Dub

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