ARTE OU MERCADO?

    Token não fungível – Wikipédia, a enciclopédia livre

    A venda de NFT's, claramente, é uma opção para se ganhar dinheiro fácil, no entanto, após algumas pesquisas, eu descobri que existem outras coisas que influenciam o valor de um NFT para além da obra em si. Por exemplo, se existem famosos que possuem alguma obra de arte de um determinado artista, provavelmente esse artista estará vendendo outros tokens por um valor alto, pois quem compra, passará a fazer parte de uma gama de pessoas que tem um determinado status, ou seja, você (comprador) estará "ao lado" de grandes nomes.
    Um outro ponto seria a obtenção de "algo a mais". Alguns criadores costumam vender o token e dar acesso a alguma plataforma de conteúdos específicos, ou cursos etc. Um músico, poderia lançar um NFT de uma imagem que ao ser comprada dará acesso a uma música inédita, fazendo a venda de 100 cópias ou até um número maior a depender da sua popularidade. Enfim, são várias possibilidades para entrar no mercado, porém, apenas terá um ganho relevante quem for pioneiro em algo ou já estiver atrelado a algum ramo onde seja famoso.
     Diante de tudo que li sobre a temática, me parece que trata-se de um simples mercado que utiliza da arte para fazer grandes movimentações de dinheiro, talvez o real objetivo nem seja vender a arte em si, mas o status de "único". Artistas, no geral, viram ali uma possibilidade de também fazer renda e entraram no jogo, assim como outras pessoas que talvez nem se consideravam artistas. É um mercado, assim como qualquer outro, porém, um mercado gigantesco.
    Abaixo estarei deixando um vídeo que explica de maneira MUITO SIMPLES como criar e colocar um NFT à venda de forma gratuita. O vídeo tem 13min, mas nos 6min iniciais ele já explica e demonstra todo o processo, que passa por basicamente criar uma carteira, ele usa o Metamask (você só precisa baixar a extensão para seu navegador e se cadastrar), se registrar em um mercado de NFT, fazendo o upload e atribuindo valor à obra, OpenSea parece ser um dos mais famosos, e por fim, escolher o blockchain específico para registro no banco de dados, ele apresenta três e nesse ponto é parece ser interessante não escolher o mais famoso, visto que a disputa é grande, ele utiliza o Polygon.

Post de João Pedro Magalhães Macedo

Comentários

Postagens mais visitadas