filme “QUEM TEM MEDO” - ANA BEATRIZ COSTA


 O filme  “QUEM TEM MEDO”, dirigido por Dellani Lima, Henrique Zanoni e Ricardo Alves Jr, filmado desde 2017. Me trouxe e me traz bastantes reflexões, principalmente nesse período de eleição. Me assusta muito o cenário que nos deixamos levar e o filme retrata justamente esse receio vivido dentro do meio artistico e cultural. De certa forma, serve como um alerta para preservação e resistencia de uma produção democrática e popular da cultura.

A abordagem de um Estado dominador e violento é bem clara no filme, isso remete a discursos críticos extemamente importantes a respeito desse âmbito cultural.

A produção me remeteu muito ao entendimento de culturas dominantes e culturas dominadas vindos da das construções de classes e de poder dentro da sociedade; A desvalorização de culturas populares pelas classes dominantes, relacionando com os conceitos de colonização; A hierarquização da cultura; E principalmente, a anulação de certas expressões culturais.

A cultura e a arte são a expressão de um povo, seus saberes, vivências, hábitos.

Assim,o filme retratou, de forma direta e indireta, à necessidade da manutenção identitária de corpos marginalizados na cultura, por meio das representações artisticas, e que produzem muito essas sensações de pertencimento. É necessária a resistencia e reinvindicação do acesso à cultura. A cultura é a base para o desenvolvimento social.

Ana Beatriz Costa

Comentários

Postagens mais visitadas