MINHAS ASPIRAÇÕES

   A visualização de dados é uma maneira de organizar ideias. Vale destacar que a simplicidade é crucial neste processo, visto que quando as informações seguem um fluxo ordenado, o entendimento dos dados se torna mais fácil. Afinal, vivemos em um mundo que produz informações a todo momento, ou seja, a cada segundo que passa, enxergar as coisas de maneira clara, fica mais difícil, portanto, é indicado organizar nossos pensamentos em "mapas visuais" ou "infográficos" em busca de compreender o que está sendo passado.
    Abaixo eu montei um gráfico, no próprio Excel, com os anos de minha vida (até hoje) e as coisas que despertaram meu interesse ao longo desse tempo, no campo das artes e dos esportes.


    Organizar a minha vida nessa tabela foi complicado, precisei pesquisar bastante para fazer uma tabela no Excel com dois eixos que não começassem de um ponto zero, e descobri que esse modelo é chamado de "diagrama de gantt", onde eventos são organizados em intervalos de tempo. Porém, todo esse trabalho me permitiu enxergar várias coisas, como por exemplo, talvez eu não lembre de quase nada que vivi de 2012 para trás, já que não sei se tive contato com outras coisas que imaginei ser o meu futuro na época.
    Um outro ponto, foi perceber os momentos em que tive "várias ocupações" no mesmo período, entre 2014 e 2015 eu fazia Karatê, dançava em um grupo, treinava em um time de futebol daqui do bairro, editava vídeos para um canal no YouTube e ainda fazia teatro, e provavelmente achava que iria dar certo em todas as áreas. O tempo passou e apenas duas coisas ainda permanecem em minha rotina, a música e o audiovisual, uma há 6 anos e a outra há 8, são minhas atividades por mais tempo consecutivo. Não sei se o futuro me espera nesses campos, porém, é sem dúvidas, o que mais gosto de fazer, mas assim como parei com o teatro em 2016 e voltei em 2019 (parando novamente em 2020 por conta da pandemia) tudo pode acontecer. Ainda gosto do Karatê, embora não tenha como encaixá-lo na minha rotina hoje. Não danço mais, porém, continuo indo em eventos prestigiar meus amigos. Jogo bola as vezes, mas não tenho mais aquela vontade de ser um jogador. E torço para que nesse mundo da música e audiovisual eu volte a esbarrar no teatro.
    Por fim, gostaria de dizer que fiquei feliz fazendo esse gráfico e podendo relembrar de grandes momentos. Construir essa atividade foi como visitar todos os anos descritos, e como já citado, poder enxergar várias coisas que só com o pensamento não era possível. As vezes é necessário materializar as ideias para que elas façam sentido.

    Aproveito para indicar o Gephi, um programa que dá para montar rede de interseções, descobri pesquisando e vou deixar uma vídeo aula abaixo.
Post de João Pedro Magalhães Macedo

Comentários

  1. Adorei ver suas aspirações, vale a pena seguir fazendo a visualização para analisar depois de velho :) Parabéns.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas