NFTs - HIRLANE CRUZ
Eu ainda não fiz minha primeira obra em NFTs, mas seguirei os caminhos que Camila compartilhou em nosso blog para essa tentativa. A ideia será usar uma Fotografia minha e vou escolher, como simbologia, umas das primeiras fotografias que fiz no Bembé do Mercado, Patrimônio Cultural do Brasil em pleno Recôncavo Baiano.
Com certeza esta experiência me fará contemplar um outro viés de relação com a Arte, pois tenho séria dificuldade de compreensão de como funciona este mercado da Arte. Essa dificuldade de compreensão também dificulta a entrada legítima no mercado de alguns artistas e, sob este aspecto, parece que a proposta conversa com essa suposta liberdade de acessibilidade, o artista cria, o artista vende..mas o mercado segue sendo mercado, portanto, existem regras para aceitação do funcionamento deste mercado, talvez alguns artistas insurgentes consigam transpor estas barreiras com muito trabalho e esforço e, talvez, um pouco mais que isto.
Eu compartilho um artigo onde informa que o artista Damien Hirst queima obra de artes após colecionadores optarem por imagens digitais vendidas como NFTs e segundo o próprio artista: "Muitas pessoas pensam que estou queimando milhões de dólares em arte, mas não estou, estou completando a transformação dessas obras de arte físicas em NFTs queimando as versões físicas".
Eu acho, no mínimo perigoso, deixar que o mercado defina a expressão artística conveniente aquele período histórico. No próprio artigo, lemos que "As NFTs aumentaram em popularidade no ano passado, quando especuladores ricos em criptomoedas tentaram lucrar com os preços crescentes, mas os volumes de vendas caíram mais recentemente."
https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2022/10/11/damien-hirst-queima-obras-de-arte-apos-colecionadores-optarem-por-imagens-digitais-vendidas-como-nfts.ghtml
Há outros artistas realizando ações neste mesmo sentido. Só o futuro irá nos dizer se foram escolhas pertinentes, ou se só reproduzimos expressões que trouxeram a arte para um lugar ainda mais exclusivo e valorizado monetariamente como o mercado gosta.
Comentários
Postar um comentário