VÍDEO MAPPING - ANA BEATRIZ COSTA

 



Video mapping, para mim, é uma representação de luz em forma de arte. É uma representação artistica aliadas a tecnologia e fantasia de forma muito impactante.


Em 1969 foi feita a primeira projeção em superfícies não lisas. A Mansão Assombrada, na Disneyland, incluía uma diversidade de ilusões de ótica inovadoras, nomeadamente a música oficial interpretada por 5 bustos (Grim Grinning Ghosts) e a cabeça da Madame Leota. Este efeito foi obtido através da filmagem de planos da face dos cantores e da sua projeção em 5 bustos.

Essa técnica de multimédia fundamental tem tido um grande crescimento nos últimos tempos. Por conta das atualizações e modernizações, já não é necessária a existência de uma superfície lisa para evitar distorção, Video Mapping consegue pegar em qualquer objeto e destacar, desconstruir, rodar, redefinir o contexto, e até “manipular a geometria de um edifício”. A introdução da perspetiva na projeção permite que a imagem encaixe perfeitamente no objeto que a recebe. Isso torna muito mais fácil e dinâmico produzir esse tipo de arte.


Essa imagem foi de uma projeção na minha cidade, Porto Seguro, que me veio muito na mente ao ver o tema, e entender mais sobre o assunto.


Comentários

Postagens mais visitadas