10 - GLITCH E O RUÍDO - Parecia tão fácil, era só provocar um simples "errinho" e a mágica estaria pronta! #SQN

Imagem 01: Foto por do sol de Silvia Herrera


Imagem 02
-Glitch obtida da foto 01, através do processo de alteração nos seus códigos
pelo Notepad  e visualização pelo Guimp.

Fiquei encantada com as possibilidades que o estilo "Glitch"poderia oferecer as nossas criações. Apessar de não utilizar outros recursos em minhas fotos, nem mesmo gosto de aplicar filtros, vejo que é mais um recurso criativo que pode trazer um toque super interessante e, que apesar de ser algo que ocorria comumenete antes do aperfeiçoamento da tecnologia digital atual, a impressão que temos ao ver imagens com esse efeit é o de uma modernidade, é como ver a assinatura da tecnologia  ali presente, quase uma revelação do que há ali por detrás. Camadas de cores, tons, nuances, riscos e também a possibilidade de falhas...

E o que era apenas uma falha, passa a ser parte constituinte e agregadora de valor às imagens. É quase um recado, quem disse que tem que ser "perfeito" para ser belo? E serve para a arte e para a vida! 

Cometer equívocos, erros, falhas faz parte do nosso processo de crescimento e de criação "ad aeternum". Um processo que será contante em nossa jornada humana e que em vez de lutarmos contra ele, desejando a perfeição em tudo (?!) será muito mais proveitoso se pudermos olhar com atenção às possibilidades que cada "falha" nos apresenta e o que podemos a partir desse lugar criar, desenvolver, melhorar, ou, simplesmente aceitar e querer bem como foi, como está, pois aí também reside a beleza de quem falha, só falha quem se propos a algo, a sair de um lugar de  estagnação e mera observação estática. 

Sempre buscamos ou pelo menos, somos orientados a buscar uma perfeição que na verdade pode ser bastante limitante. Pois pode nos tendenciar a ser tão críticos, tão detalhistas e inflexíveis que não consigamos perceber uma gama de coisas incríveis que fizemos e fazemos em nossa artevida. Nos leva ao não reconhecimento de nossas contribuições, criações por termos parâmetros tão distantes, tão "perfeitos" que podem nos tirar mesmo a alegria, a diversão e a iniciativa do experimentar e pode falcilmente nos levar a uma cilada da ansiedade, bloqueios e interrupção da criação.

A proposta do Glicth me fez pensar em como podemos olhar para tudo que sentimos vemos, fizemos, fazemos e faremos, sob a ótica da leveza, aceitação, da diversão, da curiosidade, das tentativas, dos erros e é claro, dos acertos! Que não precisam ser tão "perfeitinhos" assim, como retratadas e contadas nas grandes obras de arte, nas histórias de personalidades e seus feitos incríveis!
Mas sim, mantendo o olhar infantil quando ao descobrir o mundo, cada coisa é inovadora, diferente, interessante, um verdadeiro convite à...


O processo de fato, não é nada tão simples assim! Passei dias baixando aplicativos, extenções para o windows, sem conseguir muita coisa, quando finalmente algo foi realizado, consegui apenas umas tramas digitais, pensei agora me tornei uma tecelã digital (vide imagens 02 e 04)! 

Imagem 04: Efeito Glitch s/ imagem 03
Imagem 03: Jereth (meu Crush!)

Fiquei meio obssesiva, confesso, tentando criar algo mais bonito (perdi bastante tempo, não consegui ser prática, rs..,) Dividi a experiência com a turma e recebi também apoio e inclusive em forma de tutorial, Me senti muito grata e feliz!
Mas que foi um perrengue, foi! Travamento do computador, parecia que nada ia dar certo,  mas valeu a pena experimentar. Sem contar um monte de aplicativos e programas para testar online, outros  para instalar, desinstalar, baixar plugins, extenções...ufaaa!

Então consegui este e apenas este! com o processo de abrir imagem em bmp/Audacity  ( Imagem 06), mas tava tão cansada que nem escrevi o processo, mas aprendi sobre o ruido branco, castanho e rosa, eu nem sabia que ruido tinha cor! Isso e outras coisas ainda a explorar no Audacity! (Dá pra casar ele com o sunvox num projeto futuro!)

Imagem 05: Jereth, meu crush (vc já sabem!) 
Imagem 06: Meu crush com efeito glith


Mas,  como eu estava muito afim mesmo de experimentar esse efeito, "trapaciei" um pouco e me permito brincar em algumas plataformas online que dão essse efeito as fotos, aqui estão elas:



Imagem 07: Foto Silvia Herrera Coqueiros, nuvens chumbo e ventania









Meu primeiro Giff!






Sites utilizados e sugeridos:

https://snorpey.github.io/jpg-glitch/

https://www2.lunapic.com/editor/?action=glitch

https://photomosh.com/ 

https://convertio.co/pt/conversor-arw/

https://mara.photos/glitcher/

https://www.veed.io/pt-BR/ferramentas/efeitos-de-video



Por: Silvia de Lourdes Molina Herrera
















Comentários

Postagens mais visitadas