Arte e imagem de satelite - Ana Beatriz Costa
Essa temática de aula foi extremamente interessante!
Fiquei muito interessada no 360cites que traz perspectivas bem amplas das imagens.
Interessante como a arte com satélite propõe uma ecologia das imagens.
A arte e a imagem com satélite reestruturam o entendimento da fotografia. Expondo questionamentos do conceito e da percepção de constante vigilância, privacidade e autoria. Artistas que utilizam o Google Street View/Google Earth ou câmeras públicas de vigilância e monitoramento propõem essas discussões em suas obras.
Pesquisando um pouco mais sobre o tema, conheci a artista Regina Parra, a artista tem diversos projetos e obras que demonstram e criticam a vigilância e controle constantes das câmeras.
Produziu uma exposição artística chamada “Mise-en-Scène”, uma série em que vemos a mesma personagem, envolvida em situações cotidianas: sacando dinheiro no caixa eletrônico, saindo do carro no estacionamento, ou esperando para atravessar a rua – trata-se da imagem da própria artista capturada por câmeras de segurança de circuito fechado.
Pensei em muitas possibilidades de recortes interessantes para obras nesse estilos. Talvez, registros de animais em locais inusitados, ocupando certas posições que não fossem convencionais....
Enfim, foi curioso entender mais o debate desse tema... Além de conhecer mais essa proposta de obras artisticas que recontextualizam a prática das imagens e suas implicações.
Comentários
Postar um comentário