DATASCAPE - não fuja dos dados!
( OrgOrgChart: A evolução de uma organização, 2012. The Book of Circles, Manuel Lima)
VISUALIZAÇÃO DE DADOS
NÃO
FUJA
DOS
DADOS
Metáforas visuais são aliadas poderosas do pensamento humano, na medida que ajudam a visualizar melhor os dados e entender melhor o mundo. O design de informação conta uma história através dos dados!
O datascape é capaz de elevar a visão, ampliar perspectiva e dar profundidade aos dados, fornecendo resultados mais rápidos; Esses dados são transformados em informações que contam histórias. Datanoid é pensar nos dados de uma forma emocional, ver o ser humano com um dado; datalogy são dados com peso, espaço e textura, são os dados que definem a forma do gráfico. A visualização de dados permite que a ciência utilize essa imagens projetadas para novas invenções e resultados; Datablock protege seus dados, faz o complexo mais entendível. Engraçado que quanto mais descobrimos, mais complexo o mundo se torna.
A visualização gráfica pode ser muito variada, possibilitando novas formas de entender músicas, visualizar curículos, mapas, livros, criando novas forma de navegar na história, e até mesmo navegar no céu, visualizando graficamente estrelas.
Existem múltiplas formas de se visualizar!!
(Visualização da minha relação com 4 seres que amo muito)
Encontrei esse trabalho do Fabian Dejtiar, "Como a visualização de dados pode moldar a arquitetura e as cidades" disponível aqui:
https://www.archdaily.com.br/br/942986/como-a-visualizacao-de-dados-pode-moldar-a-arquitetura-e-as-cidades
E achei super interessante a ideia de pensar a inteligência artificial na arquitetura, já que muitos campos são gerenciados por códigos. Me convidou pensar Artes Generativas. A arte através de códigos, algoritmos.
As visualizações estão se tornando algo realmente interessante e podem benefeciar diversas outras áreas, como arquitetos e urbanistas, e acredito que também artistas e outres. Podemos nos conectar ainda mais com novas visualizações e seria lamentável não ver o potencial disso!
Comentários
Postar um comentário