G҈̘̣͎̗̲̊̅̍L҉̬̫̘̀̓I̷̘̦̋̃̋̂̚T̴͚̘̂͂̅C̷̬̰̆͋̃H̶̙̞̮̓͒́̈́̓ A̴͓̣̳̐̀ͅR̶͈͔̯̦͚̓̚T҉̯̜̯̇͐
////ERROR404////
BUG?! Falha digital? Glitch é um termo utilizado para indicar um erro, uma falha nos sistemas e softwares. A ocorrência de um glitch resulta na apresentação de disfunções e problemas gráficos ou de processamento. Interessante pensar que o glitch evidencia a vulnerabilidade de um sistema. Pensar que a tecnologia, assim como o humano, pode ser falha. Na área artística, o glitch virou uma vertente, a Glitch Art, com muitos seguidores, festivais e também algumas controvérsias. Seu caráter subversivo foi progressivamente dando lugar a uma visualidade reconhecível e, até mesmo, consumível.
A subversão virou consumo?
Na informática, busca-se resolver o bug, na arte, buscamos explorar a estética do erro de uma máquina analógica ou digital, introduzindo erros nos dados e códigos ou manipulando fisicamente objetos eletrônicos, afim de gerar padrões lineares ou não lineares.
Através da Glitch Art, podemos romper com a ideia de um padrão homogêneo de tecnologia, hackeando processamentos.
Hoje, podemos facilmente aplicar um glitch falso com filtros de aplicativos variados. Entretanto, primeiro tentei fazer glitch usando o Atom, Editor de texto e Photoshop, mas não obtive resultados relevantes. Até que nessa manhã, meu pc acorda com um bug. Ou seja, está ocorrendo algum tipo erro no processamento da imagem na tela, o fato de ter curta duração e estar em loop, indica ser um Glitch. O pc ainda está funcionando ahahaha e como uma boa hacker... Resolvi manipular esse erro para fazer a arte.
Quando eu tiro print da tela, o glitch não aparece, pois se trata de um erro de visualização. Desta forma, optei por tirar foto e fazer vídeos de uma fotografia minha na tela do pc, para assim registrar o erro. Esses foram os resultados:
~~~~ Post de Ginger (Fernanda Lopes).
Comentários
Postar um comentário