Musicaeletrônica+natureza=Biophilia
Na aula de musica eletronica o prof.Cristiano Figueiró iniciou falando um pouco da musica eletronica e suas origens, como as plataformas de sons digitais foram surgindo em comunidades trackers, uma comunidade de individuos que disponibilizam de maneira mais democratica o acesso a musica eletronica, e a partir disso surge aplicativos digitais para a manipulação desses sons como o aplicativo que foi usado em aula, o Sunvox.
Dentro desses aplicativos diversos a musica pode ser manipulada em texturas, formas e recriadas de maneira que muitas vezes não é possivel na vida real, e essas possibilidades para mim são incriveis, porque sou instrumentista em uma orquestra e enxergar essas formas outras do som é um refresco para as ideias.
A musica concreta
Envolto no surgimento da musica eletronica está a musica concreta, que surgiu com o engenheiro Frances Pierre Schaeffer. No ano de 1936 Pierre começou a trabalhar em uma radio na cidade de Paris. Nessa radio ele começou a experimentar a gravação de sons, e também utilizou dos equipamentos da radio para fazer alterações, inversões, acelerar ou sobrepor os sons, tecnicas que até então eram desconhecidas, então como sua primeira peça completa foi um desses experimentos Pierre a nomeou de Etude aux chemins de fer (1948)
A partir dos seus experimentos surge uma vanguarda de trabalhos artisticos experimentais com a musica que vieram a ser paridores da musica eletronica.
Pulando agora para uma outra temporalidade é possivel citar uma linda obra como exemplo de musica Concreta ou e/ou musica eletronica; Cantus arcticus, Concerto para passaros e orquestra do compositor Indiano Einojuhani Rautavaara. Nesse concerto foi utilizados gravação de sons de variados passaros do circulo artico para acompanhar e fazer parte da musica junto com a orquestra, é um exemplo maravilho da tecnologia e da natureza em junção pela arte.
Natureza, Musica, Tecnologia.
Biophilia é um projeto musical e o 8º album da artista Islandesa Bjork. Foi lançado em 2011 e é o primeiro album de estudio no formato de um aplicativo no mundo. Em colaboração com a Apple a artista desenvolveu para cada musica do album uma maneira de se pensar a musica com os aspectos educacionais que fundem Natureza+Tecnologia.
Bjork tambem descreve o projeto como uma coleção que engloba musica, aplicativos, internet, instalações e apresentações ao vivo.
O album contém gêneros musicais como a musica eletronica, musica minimalista, ethereal wave e musica experimental, e é estruturado como uma operá musical. Cada faixa descreve um fenomeno da natureza e seus titulos trazem conexão com os contextos gerais artisticos e desses fenomenos.
Alguns exemplos das faixas e suas curiosidades
"A melhor forma de recomeçar
é errar feio
errar em amar
errar em ceder
errar em criar um curso
e então realinhar-se por inteiro
e voltar ao principio".
2."Thunderbolt" Nessa faixa foram utilizadas bobinas de teslas e suas descargas eletricas para criação de sons, Bjork fala da natureza humana e suas necessidades fazendo comparações com a energia.
Recomendo assistir a perfomance da artista com as bobinas disparando as cargas eletricas em acompanhamento da sua voz.
Dentre estas as outras faixas podem ser escutadas e jogadas em diferentes plataformas, deixarei o link do aplicativo e algumas imagens da interface a seguir.
https://apps.apple.com/br/app/bj%C3%B6rk-biophilia/id434122935
Postagem por Victor Rosado.
Comentários
Postar um comentário