05 - NFT - Tentativas, erros e considerações

 

Essa era uma das imagens que ia lançar para venda. Não tem nenhum filtro ou efeito, tirei num atardecer espetacular
A

Essa é foto do meu perfil, com efeito do celular.


. Após algumas dezenas de centenas de milhares tentativas frustradas (e irritantes, e exaustivas...) em produzir algum trabalho que pudesse ser inserido em uma plataforma digital e ter acesso a essa nova possibilidade de arrecadar os recursos necessários para a tão desejada celebração junto ao nosso grupo de estudo, dei-me por vencida.

Ousadamente, para me inspirar, vi imagens na rede e tentei também algumas técnicas que vão desde o desenho e pintura a lápis ao guache e, é claro, me joguei em alguns programas de desenho...como o Inkscape, o Adobe Illustrator e até o Paint3D. como infelizmente meu companheiro de caminhada acadêmica (desde 2011) não suporta tanta informação, acho que ele não vê a hora de partir para algum feliz centro de reciclagem e ter seu merecido descanso (que ele não nos ouça!). Enfim, quando estava por terminar, conseguir algo, ele travava, salvava uma página em branco, como se já não bastasse minha dificuldade em desenhar com mouse e conseguir as linhas onduladas bonitinhas que eu queria. Então me cadastrei com o propósito de enviar algumas fotos minhas mas, não consegui finalizar minha loja (aff...).  

Enfim...

         Não me restou outra opção que não a de escrever algo sobre o assunto. Então, vamos lá!

        A Sigla NFT, que em Inglês se escreve “non-fungible token”, sendo é traduzido como “ Token Não Fugível”, funciona como uma proteção, uma forma de assegurar a originalidade e também a posse de determinada obra. Isso é possível graças ao sistema de segurança Blockchain .que esse recurso possui que é o mesmo utilizado nas criptomoedas.

        Para adentrar neste espaço, existem alguns requisitos básicos (ter um bom computador, por exemplo) como possuir habilidades em alguma expressão artística que seja ou possa ser digitalizada. ter um cadastro em uma plataforma onde será feita a disponibilização das mesmas, além de ter um cadastro em uma carteira de criptografia que se corresponda com a plataforma escolhida.

        No Brasil, umas das plataformas de NTF’S pioneiras foi a Yoor Marketplace NFT e a NFTREND. Nosso país ocupa o segundo lugar no ranking mundial de comercio de NFT’S, aproximadamente são cinco milhões de brasileiros inseridos nesse mercado, perdendo apenas para a Tailandia. Essa pesquisa foi divulgada por uma empresa alemã, chamada Statista (no Statista Digital Economy Compass 2022), em junho deste ano.

        Fiz um teste, e escolhi testar a Mintable, e ele funciona com a carteira da Metamask. Após o cadastro na plataforma de digulgação/ markeplace, fiz a correspondência com a carteira. Como já havia dito, não consegui finalizar este processo. Se até o fim do curso conseguir vender algo, a cerva tá de pé!

         Particularmente, considero esta possibilidade de divulgação de trabalho e obtenção de renda como algo bem interessante e positivo. Não deixa de ser uma forma de permitir aos artistas mais uma gama de possibilidades de criações e de exposição mundial. Como toda novidade, ainda existem muitas incertezas em relação ao seu funcionamento, mas de fato, muitas pessoas ao redor do mundo tem conquistado bons valores com seus trabalhos.

        Não podemos deixar de pensar que toda expressão de arte tem seu custo, além dos cursos de aperfeiçoamento, o material necessário para a produção de diversas técnicas costuma ser bastante oneroso, seja o desenho, o guache, aquarela, a pintura a óleo, os papeis, pinceis, ceras, máquinas fotográficas, lentes, drones e tantos outros equipamentos e produtos. Sem contar que o tempo de dedicação do artista em geral não tem o seu reconhecimento financeiro na justa medida. Então vejo esta nova modalidade como uma nova ferramenta bem vinda.

        Sobre o mercado de artes, bem, esse nunca foi tão simples assim. Estar na moda, ser conceituado, reconhecido e conseguir se manter num bom patamar sempre foi um grande desafio. Sem contar todo o jogo de interesses financeiros e sociais inerentes ao meio. Então seja no mundo real ou virtual o jogo de interesses/econômico sempre vai existir, pode ser que a FNT resulte numa possibilidade de maior acesso a artistas anônimos, com pouca visibilidade e mobilidade, seja ela social ou geográfica.

Um bom  exemplo: 

Artista brasileira arrecada mais de US$ 5 milhões por NFTs que mudam a cada estação


Artista brasileira arrecada mais de US$ 5 milhões por NFTs que mudam a cada estação


Site Mitable - Para disponibilizar, vender comprar NFT'S.


          Alguns sites interessante para consultar:

ARTE DIGITAL NFT:
https://www.elianedavila.com/arte-digital-nft/

BLOCKCHAIN-O-QUE-E-TOKEN:
https://www.elianedavila.com/blockchain-o-que-e-token/

NFTREND:

https://www.nftrend.com.br/?gclid=CjwKCAiAvK2bBhB8EiwAZUbP1NnuF_wdJ7rGQDDsnQ0pov_CcnsCDZt99VDizRo6TgW62Q_DbCTM4BoCekMQAvD_BwE

MINTABLE
https://mintable.app/

Como o Brasil se tornou um dos maiores mercados de NFTs:

https://www.bloomberglinea.com.br/2022/06/28/como-o-brasil-se-tornou-um-dos-maiores-mercados-de-nfts/


Postado por Silvia de Lourdes Molina Herrera


Comentários

Postagens mais visitadas