Sensor e arte - Ana Beatriz Costa

 A arte feita por meio de sensores tem uma performance que ultiliza de sistema computacionais para criar obras que não seriam possíveis de forma tradicional. É uma formato de arte que se alia a tecnologia com uma linguagem criativa para dar forma e sentido as simbologias. 

Instalações criativas ultilizando sensores estão ganhando cada vez mais destaque e interesse do público. 

Para mim, o interesse se desperta e cresce pela proposta de interatividade. Colocando o espectador como pertencente a obra e sendo englobado por ela. 

Durante a aula a professora sugeriu que criassémos um projeto desse formato de arte... Me inspirei em un projeto de arte sensorial que já conhecia, um dos mais famosos do mundo:

Piano Stairs:

piano stairs

Assim, minha ideia foi uma exposição interativa que consistia em:

Cada pessoa receberia um fone de ouvido e um sensor individual que marcaria a frequencia respiratória do expectador. Cada um seria posto em locais delimitados do espaço.

A obra seria localizada em um espaço fechado com algum mecanismo de vibração em recortes do chão, onde o expectador ficaria posicionado. E esse recorte teria um tamanho que possibilitaria a realização movimentos que mudassem sua frequencia respitatória.

A partir dessa coleta e desse posicionamento, a obra se desenvolveria reproduzinho notas musicais de acordo com a respiração do participante. Essas notas seriam ouvidas pelos fones de ouvido e sentidas de acordo com as vibrações vindas pelo chão. 

O intuito das vibrações é tornar a obra mais acessível e interativa para pesoas com deficiencia auditiva.

Comentários

Postagens mais visitadas