Sensores - o vazio~VOID
(Sean Suozzi e Claire Kretzchmar na instalação VOID)
SENSORES
Os sensores são conhecidos pela sua capacidade de detectar estímulos e dar respostas por meio de sinais. Atualmente, existem sensores para usos diversos, como em leitores de código de barra, portas, elevadores, automóveis, equipamentos médicos... Nesta aula, vimos como sensores podem ser utilizados para arte, explorando a possibilidade de interação e sensação!
Com o uso dessa tecnologia podemos criar novas ambientações e eu gostei muito da instalação VOID, que se trata de uma instalação sensorial interativa criada em NY pelos artistas Sergio Mora, Oryan Inbar e Jordan Backhus. VOID manipula a luz através do espaço físico para gerar uma experiência de caráter transcendente e mediativo, inspirada pelo céu cósmico e os fluxos de informação.
(Instalação VOID)
Na instalação, em tempo real, os sensores respondem visualmente às proximidades e movimentos de seus visitantes, buscando criar uma experiência que se conecte com suas sensações e emoções, atraindo sua atenção e o uso de seu corpo com um produto que se conecta com a mente, convidando os visitantes a experimentar uma viagem através do tempo e do espaço.
Com o apoio de Performa e a colaboração do coreógrafo Troy Schumacher, Sean Suozzi e Claire Kretzchmar também dançaram uma peça na instalação.
A apresentação é emocionante, tanto pelas luzes que nos levam numa viagem pelo espaço, quanto pela música melancolica e os movimentos precisos dxs dançarinxs, é um transe que me fascina muito, têm o video no site e mais informações sobre a instalação e como funciona:
https://www.archdaily.com.br/br/801201/void-uma-instalacao-de-arte-inte
Com sensores, podemos criar experiências conectivas com as sensações e experimentar novas formas de arte através desses efeitos ópticos de imersão!
~~~~Post de Ginger (Fernanda Lopes)
Comentários
Postar um comentário